ENXADRISTAS DE RANCHARIA

Para os apaixonados pela arte de jogar xadrez, que estudam nas escolas estaduais, municipais e particulares de Rancharia, ou simplesmente, gostam de jogar xadrez e para os amigos da professora Nilci Menezes. Bem vindo! A maioria dos enxadristas se reunem nas escolas para jogar, trocar idéias e estudar o xadrez.....Sinta-se convidado a participar conosco.....E pra vc tbém q não joga mas q um dia poderá vir a se apaixonar pelo

Esporte!!! pela Arte!!!pela Ciência!!! pela Cultura!!!




Crônica:  A terceira Copa & A União do Xadrez!

Leandro Custódio*

                Com a participação de 14 cidades da região, (Assis, Ocauçu, Lins, Cândido Mota, Marília, Rancharia, Florínea, Fernão, Vera Cruz, Paraguaçu Paulista, Gália, Padre Nóbrega, Garça e Alvinlândia) num total de 63 atletas, A Copa União vem sendo vanguarda no que tange o nosso ideal em agregar atletas e professores de xadrez, valorizando a diversidade e a combatividade entre os participantes e a cidades envolvidas.
                O dia começou cedo, às 8h já estávamos na escola preparando o café da manhã, o plural é por conta de toda a equipe do MXC que esteve presente para colaborar no sucesso do evento, assim às 9h já estava tudo pronto, e os jogadores, instrutores e familiares puderam saborear nosso café da manhã especial, parte doado pela própria escola e outra pelo supermercado TAUSTE.  As 9h 30 confirmação das inscrições e inscrições tardias para as 10h começar o congresso técnico. O torneio seguiu o formato clássica, sistema suíço de 6 rodadas, com 20 minutos no controle de tempo para cada player. Os critérios de desempate foram: 1. confronto direto;2. número de vitórias; 3. milésimos totais e 4.milésimos medianos.
                Antes do inicio da 1a rodada fiz um discurso em memória do nosso grande amigo que nos deixou este ano e que ano passado esteve presente neste mesmo evento o enxadrista Herman S. L. Guimarães (1937-2012) Uma salva palmas!!!! 
                Foram 3 rodadas antes do almoço, que a escola nos serviu, uma macarronada com carne moída, divina, coube a esta pessoa repetição dupla. As 13h 40 iniciamos a segunda metade do torneio que acabou por volta das 16h. Então foi cedido um café da tarde antes da cerimônia de abertura. As 16h 20 iniciamos a cerimônia com a presença da ilustre secretária de esporte Doris Inez Brino Mota. As premiações foram:
Maior Delegação: Troféu para Cândido Mota (Prof. Glauter Oliveira) com 18 jogadores. 
Escola da Família, Melhor Jogador: Gabriel Carlos 2.5 pts (Marília) - Ganhou camisa do MXC.
Campeão Mariliense: João Campoy 5 pts
A partir daqui a cidade que conseguir maior número de troféus será a campeão geral.
Categoria: Prodígio (até 10 anos)
1. Vitor Geraldi; 3.5 pts; Assis
2. Gabriel Geraldo;i Assis
3. Alysson Cardoso; Cândido Mota
4. Cristian Viera; Cândido Mota
5. Gabriel Martins; Marília
Categoria: Infantil (Até 15 anos)
1. João Vitor Costa; 4pts; Cândido Mota
2. Vitor Murici; Rancharia
3. Jhonatan da Silva; Rancharia
4. Daniel Galetti; Marília
5. Renan Junior; Galia
Categoria: Juvenil (Até 24 anos)
1. Higor Luciano de Lima; 5.5 pts; Lins (CAMPEÃO GERAL)
2. Jhonathan Franscico; Cândido Mota
3. Paulo Sergio Bortolucci; Cândido Mota
4. Guilherme Tubone; Rancharia
5. Fernando Miranda; Rancharia
Feminino
1. Cristina Kasamatu; 3 pts; Marília
2. Nilci Menezes; Rancharia
3. Taís Vela Cruz; Rancharia
4. Edvania Prado; Cândido Mota
5. Vera Barbosa; Cândido Mota
Adulto / Absoluto
1. José Rubens; 5 pts; Lins
2. João Campoy; 5 pts; Marília
3. Cassio Cesar; 5 pts; Paraguaçu Paulista
4. Gustavo Therezo; 5 pts; Marília
5. Diogenes Meditiere;  Vera Cruz
Cidade Campeã Geral:
Lins que somou 2  Troféus de Campeã
                A Equipe de Arbitragem foi composta pelos marilienses Leandro Custódio; AA Felipe Brene e Crystian Rocha, com a organização do Marília Xadrez Clube (1953) e do Programa Escola da Família, com total apoio da Prefeitura Municipal de Marília e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer com o patrocínio do Tauste Supermercado e da Fiat Ogata.
                Para encerrar gostaria de ressaltar a importância de realizar torneio como este em nosso país que antes de tudo tem o principio de fomentar e incentivar os enxadristas e que contribua para a união e o intercambio dos polos de xadrez que temos por este estado/pais. Sendo que o custo beneficio seja sempre acessível aquém pouco tem para adquirir até mesmo 1 livro de xadrez. Assim a Copa União quer é dar todas as condições possíveis para que jogadores de todo o estado possam participar sem precisar "sacrificar-se". Também com uma inscrição de 5 reais incluindo café e almoço e café da tarde, esperamos que quando professore buscarem o poder público o custo/beneficio seja uma proposta irrecusável, assim sendo um facilitador para qualquer professor que queira levar seus educandos a experimentar seu 1a ou mais um torneio de xadrez.
                               GENS UNA SUMUS - " Somos uma Família"  

* Leandro Custódio é poeta, enxadrista (1982 FIDE) e estudante de pedagogia e arbitro auxiliar da CBX. Atualmente está no seu segundo mandato como presidente do Marília Xadrez Clube (2009-2010 - 2011-2012), além de exerce militância na cidade como conselheiro de cultural e conselheiro de esporte.


enxadristas de Rancharia

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, ele é muito importante para mim.